© Gatinho Zen
Projeto social gatos de rua - Arraial D´ajuda 2018
Dominios BR - Marketing Digital

Buscar
  • Gatinho Zen

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Atualizado: 31 de Jul de 2018



Antes de adotar, considere o seguinte:

Ter um animal de estimação exige algumas responsabilidades. Além de abrigo, água e comida, os animais têm outras necessidades como higiêne, vacinação, consultas veterinárias, carinho e companhia.

Uma grande quantidade de gatos abandonados pelas ruas, doentes, com fome e sede (e até agressivos) é o resultado da irresponsabilidade daqueles que se consideravam seus donos.


São requisitos básicos para adquirir ou adotar um animal:

– Gostar realmente de animais e ter a concordância das outras pessoas da família; – Não ser alérgico a pêlos; – Ter situação financeira que permita alimentá-lo adequadamente, levá-lo com regularidade ao veterinário e proporcionar cuidados relativos à higiene; – Ter em casa espaço apropriado para mantê-lo, com telas nas janelas; – Dispor de tempo para lhe dar afeto; – Ter alguém ou algum lugar para deixá-lo quando você viajar e não puder levá-lo; – Lembrar também que o tempo de vida médio de um gato é de 12 anos e portanto você deve assumir o compromisso por todo esse tempo; – Compreender que um animal não é um objeto de consumo, portanto não deve ser dado de presente; – Ter consciência de que não poderá ser abandonado, principalmente porque ficou grande demais, velho ou doente.

Se depois de tudo isso você ainda estiver interessado em adotar um gatinho, parabéns! Você e sua família serão muito felizes e seu novo amigo! É uma troca de carinho e amizade que só quem já experimentou é capaz de descrever.

Caso tenha desistido ao ler todas essas informações e chegado à conclusão de que, agora não é o momento para assumir essa responsabilidade, você está demonstrando ter bom senso e respeito pelos animais.



DEPOIS DE ADOTAR, SERÁ SEU DEVER:

– Manter o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. É necessário telar a residência para a maior segurança do gatinho. – Cuidar da saúde física do animal. Fornecer abrigo, alimento balanceado (de preferência ração), medicamentos e vacinas. – Levar o animal regularmente ao veterinário. – Banhá-lo, caso tenha pêlos compridos, e escová-lo. – Zelar pela saúde psicológica do animal. – Dar-lhe atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado. – Pesquisar a legislação de sua cidade e, se necessário, registrá-lo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Jamais abandone seu animal. Ele sofrerá todos os tipos de maus-tratos na rua, como espancamento, mutilações, envenenamento, queimaduras, etc.. Ele sentirá frio, fome, sede. Ele poderá ser atropelado, ficar ferido, doente, sentir dor, medo, tristeza…!!!! – Educar as crianças para respeitar o animal, não batendo, chutando, torcendo, puxando ou ainda, jogando-o de escadas e janelas. Lembrar-se sempre que os animais só costumam agredir se forem agredidos. Gatos não são cachorros, portando seu comportamento é diferente. Aprenda a respeitá-lo e você terá um ser especial ao seu lado por toda uma vida!




ADOTEI UM GATO – E AGORA?

Primeiramente parabéns pela sua atitude em adotar um gatinho! Você está ajudando este animalzinho a ter um lar e uma vida segura e feliz!


Agora que você adotou um gatinho, segue algumas dicas: – Normalmente os gatinhos adotados são resgatados das ruas e muitos deles sofreram maldades dos humanos e alguns ficam ariscos e medrosos… muitas vezes até bravos. Ao chegar em sua residência, certifique-se que ela está com portas e janelas fechadas evitando que o gatinho fuja.

– Assim que possível tele sua casa, evitando que ele saia por ai. (Gatos que tem acesso as ruas vivem em média 3 anos. Já gatos que vivem dentro de casas vivem em média 15 anos)

– Dê o tempo necessário para o gatinho se acostumar com o novo lar e com os seus novos donos. Tenha paciência, pois vale a pena! Os gatos são amigos, amorosos e companheiros.

– Compre uma caixinha para ele fazer o cocô e xixi.

– Compre sempre areia sanitária e limpe a caixinha pelo menos 1 vez por dia. Fazendo isso ele sempre fará suas necessidades ali, não sujando a sua casa.

– Tenha dois recipientes, sendo uma para água e outro para a ração. (Dica: Se puder coloque em outros pontos da casa mais recipientes de água pois incentiva o seu gato a beber mais água, o que é super importante para eles.)

– Deixe a ração em um lugar e a água em outro. Evite deixar comida e água lado a lado. Os gatos quando comem a ração muitas vezes associam que a comida que eles estão comendo é um animal morto e pode ter contaminado a água.

– Gatos preferem beber águas correntes do que parada. São seres super inteligentes. Não se espante se ele quiser beber água da torneira. Se possível compre uma fonte de água (dessas que vendem em casas de decoração ou você pode fazer uma caseia. Na internet existem matérias que ensinam a fazer e seu gatinho vai adorar)

– Tenha sempre uma caixa de transporte em mãos. Sempre que tiver que levá-lo a algum lugar leve-o nessa caixinha.

– Gatos não gostam de sair de seus lares. Se puder evite de tirar ele da residência; você vai evitar estressar o animal.

– Prepare um cantinho para seu gatinho dormir, fazendo uma caminha confortável para ele.

– É possível que ele queria dormir com você. Aí é de sua escolha deixar ou não. Eu particularmente amo!

– Tenha alguns brinquedos para ele se divertir. Pesquise quais são as melhores opções e brinque com ele.

– Se possível compre sempre rações de boa qualidade. Pesquise bem. Elas são mais caras, mas valem a pena, pois vão evitar futuramente que seu animal sofra com doenças, gastos com veterinários, etc.

– Leve seu gatinho sempre ao veterinário. Siga as datas de vacinação da carteirinha dele. Vacinas e vermífugos são super importantes de se manter em dia.

*Caso precise de mais dicas sobre gatos ou deseja adotar um gatinho entre em contato. O Projeto dá assessoria gratuita.


Para saber mais sobre o Projeto, gatos que estão para adoção e acompanhar minhas ações, acesse: http://www.facebook.com/paidosgatos http://www.facebook.com/gatinhozen http://www.instagram.com/paidosgatos http://www.instagram.com/gatinhozen


CONTATO: Celular e Whatsapp: (73) 9 8147-5536 – Daniel Email: gatinhozen@hotmail.com


*Fotografias feitas por @thais_b_almeida aqui no Projeto Gatinho Zen

Gatas: Paçoca e Fadinha

11 visualizações